Sem dúvida, todos nós temos sonhos que queremos realizar. Mas, como transformar esses desejos em objetivos tangíveis? Veja, a seguir, 3 passos essenciais para você alcançar seus objetivos financeiros!

 

1. Trace Objetivos Específicos e Realistas

Em primeiro lugar, para alcançar um objetivo, é imprescindível saber aonde você quer chegar. Para isso, é preciso estabelecer metas específicas, mensuráveis e realistas. Por exemplo, será que podemos dizer que o desejo de ficar rico é um objetivo específico? Não, pois não é possível saber exatamente aonde a pessoa quer chegar, nem quais os meios necessários para isso. Por outro lado, se alguém diz: “eu quero poupar dinheiro para me aposentar mais cedo”, nós conseguimos traçar um plano bem definido com base na renda que a pessoa espera ter ao se aposentar, quando isso deve acontecer e quais investimentos podemos fazer agora para atingir essa meta. Em contrapartida, também é necessário ter um objetivo financeiro realista, que possibilite iniciar um plano com base na sua situação atual. Por exemplo, se você não pratica nenhum exercício físico, será impossível correr uma maratona daqui a uma semana. Mas, você pode ter como objetivo caminhar durante 30 minutos todos os dias. Então, depois de adquirir mais resistência, terá condições para correr uma maratona. Embora seja importante ter metas desafiadoras, elas só terão valor se puderem ser realizadas. Caso contrário, serão apenas sonhos!

 

2. Estabeleça um prazo e apegue-se a ele

Depois que você definir um objetivo específico e realista, é a hora de estabelecer os prazos. Independentemente de qual seja a sua meta, é importante saber se ela deve ser cumprida a curto (até um ano), médio (até cinco anos) ou longo prazo (mais de cinco anos). Ter um prazo bem definido é fundamental para o sucesso de um objetivo financeiro. Por exemplo, se você quer comprar um imóvel, mas não determina quando isso será feito, pode ser que você não se apegue ao seu planejamento ou que você demore muito mais do que o esperado. Nesse sentido, estabelecer metas menores e mais fáceis de alcançar pode te ajudar a manter o foco no seu objetivo final. Afinal, pequenos sucessos nos dão mais ânimo para não desistir!

 

3. Faça um bom planejamento financeiro

Por último e mais importante: para alcançar os seus objetivos financeiros é essencial ter um bom planejamento. Uma dica para manter orçamento equilibrado é aplicar a regra 50/30/20. Nesse sistema, 50% da sua renda é destinada a despesas essenciais, 30% para seus desejos pessoais e 20% para investimentos. Contudo, é preciso saber como investir. Atualmente, o mercado de investimentos está muito mais democrático e existem inúmeras opções, o que pode ser um desafio para alguns. Por isso, estude sobre o setor e faça aplicações inteligentes, sempre diversificandode acordo com o seu perfil. Assim, além de poupar dinheiro para cumprir suas metas, ele vai render muito mais do que se estivesse parado na poupança.

 

 

Venha investir com a Moinhos Investimentos

Seu patrimônio pode render mais quando investido nos lugares certos
Fale agora com um de nossos assessores.
Não perca mais tempo, nem dinheiro.

 
 

 

Moinhos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Moinhos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.gov.br > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos) ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012 (http://www.ancord.org.br/Website_Ancord/index.html > Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A (www.xpi.com.br > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Esta mensagem, incluindo os seus anexos, contém informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específicos, sendo protegida por lei. Caso você não seja a pessoa a quem foi dirigida a mensagem, deve apagá-la. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem. As informações contidas nesta mensagem e em seus anexos são de responsabilidade de seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Moinhos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710.

You don't have permission to register