Muitos investidores têm preferência pelo mercado imobiliário no Brasil. Eles usam suas reservas para adquirir imóveis e terrenos como forma de fazer seu dinheiro render. No entanto, quem faz isso pode não conhecer como funciona o investimento em fundos imobiliários.

Investir nesta modalidade pode ser muito lucrativo em longo prazo. Por isso, vamos trazer/mostrar neste post algumas coisas que você precisa saber antes de começar seus investimentos em fundos imobiliários. Leia e compartilhe!

Conceitos de Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) são um tipo de condomínio fechado para investidores, que colocam seu dinheiro investido em um lugar específico. Este total é usado para a compra de ativos ligados ao mercado imobiliário. Que busca valorização do patrimônio e uma renda mensal, no formato de “aluguéis” para cada um dos participantes.

O rendimento é distribuído de maneira igualitária pelos cotistas do investimento, levando em consideração a quantidade de cotas que eles possuem.

 

Tipos de Flls

Existem, basicamente, quatro formas de fundos imobiliários, que são:

  • Fundos Híbridos – ele mescla os produtos que estão na base dos demais fundos (descritos a seguir) em seu portfólio;
  • Fundos de Tijolo – eles possuem como ativos em seu portfólio imóveis físicos, como shopping centers, prédios comerciais, galpões logísticos, lojas físicas, hospitais, universidades e etc.;
  • Fundos de Fundos (FOFs) – seu capital é investido em cotas de fundos de Papel e de Tijolo. Ele tem como vantagem a diversificação de ativos; Aqui o gestor escolhe quais fundos o seu fundo compra.
  • Fundos de Papel – o portfólio destes fundos são compostos por ativos de renda lastreados em imóveis. Como exemplos, temos: Letras Hipotecárias (LH), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Como os fundos imobiliários funcionam?

Como mencionado anteriormente, os Fundos Imobiliários são constituídos por cotas. Elas são acessíveis a todos os investidores que tenham cadastro em corretoras de valores. As cotas representam uma fração do patrimônio do FII, que é investido nos ativos imobiliários. Por fim, elas são negociadas na bolsa de valores, no livre mercado.

Cada investidor que adquirir cotas de um FII terá o direito de receber uma parte do rendimento do mesmo. Ele é proporcional ao número de cotas que o investidor possui. O lucro adquirido pelos fundos imobiliários vem de rendimentos e aluguéis dos imóveis que pertencem ao fundo.

Como posso comprar cotas do Flls?

A forma de investimento em FIIs é muito parecida com a compra de ações das empresas listadas na bolsa de valores. Sendo assim, é possível vender e comprar as cotas através de Home Broker de uma corretora ou do seu agente de investimentos.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens de se adquirir cotas de Fundos Imobiliários são:

  • A rentabilidade é mensal;
  • O investimentos inicial é baixo;
  • Liquidez: há muita mais velocidade para vender e comprar do que um imóvel tradicional
  • Baixos custos, quase inexistentes, se comparado a um imóvel tradicional
  • Há isenção de Imposto de Renda;
  • Há diversificação de imóveis;
  • Fracionamento: você pode ter participação em diversos fundos, tendo uma carteira mais diversificada e menos dependente de único imóvel. 

As desvantagens do investimento em FIIs são:

  • O preço das cotas varia com a demanda e a oferta do mercado;
  • O investimento não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
  • Não existe influência do cotista na gestão dos ativos.

Gostou deste post? Agora que você já entendeu como começar a investir em fundos imobiliários, acesse o site da Moinhos Investimentos. Abra sua conta conosco e comece a investir logo em seu futuro.

 

Venha investir com a Moinhos Investimentos

Seu patrimônio pode render mais quando investido nos lugares certos
Fale agora com um de nossos assessores.
Não perca mais tempo, nem dinheiro.

 
 

 

Moinhos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Moinhos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.gov.br > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos) ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012 (http://www.ancord.org.br/Website_Ancord/index.html > Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A (www.xpi.com.br > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Esta mensagem, incluindo os seus anexos, contém informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específicos, sendo protegida por lei. Caso você não seja a pessoa a quem foi dirigida a mensagem, deve apagá-la. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem. As informações contidas nesta mensagem e em seus anexos são de responsabilidade de seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Moinhos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710.

You don't have permission to register

Moinhos Investimentos | XP

Moinhos Investimentos | XP