O que são Ofertas Públicas e por que investir?
A oferta pública, como o próprio nome sugere, é quando uma empresa decide oferecer ações para o público. Isso geralmente se realiza com a finalidade de captar recursos a longo prazo que poderão ser utilizados para expansões, projetos de investimentos e outras finalidades.
Uma das ofertas públicas mais conhecidas é a IPO (do inglês “Initial Public Offer” ou Oferta Pública Inicial) que representa a primeira distribuição pública de ações de uma empresa que inicia operações com capital aberto. Dessa forma, quando um investidor adquire ações de uma companhia, ele se torna um dos seus sócios e detém parte do capital desta instituição.
Quais são as vantagens?
A principal vantagem da oferta pública é a possibilidade de ganhar dinheiro rapidamente, já que as ações da IPO podem oferecer ganhos em curto prazo, principalmente no momento de estréia da ação na Bolsa de Valores.
Como funciona?
Vale lembrar que o preço dos títulos apenas será fixado na véspera do IPO, após o encerramento do período de reserva. Depois de feita a reserva, o valor correspondente precisa estar na conta da corretora no dia do IPO.
Outro ponto importante é que, finalizado o período de reserva, o investidor não pode mais desistir do negócio.
Como você pode observar neste texto, a oferta pública é muito comum no mercado financeiro e a IPO é um dos títulos mais importantes para a economia. Por tal motivo, as economias em crescimento possuem altos números de IPOs.
Para as companhias, abrir o capital é uma estratégia de captar mais recursos e crescer de forma expressiva.
Para os investidores, a oferta pública é uma maneira de conseguir bons lucros, entretanto, é preciso estar atento e bem preparado para encontrar boas oportunidades, pois o processo conta com vários riscos.
Confira abaixo os conteúdos relacionados
-
O que você deve saber antes de começar a investir em fundos imobiliários?
Muitos investidores têm preferência pelo mercado imobiliário no Brasil. Eles usam suas reservas para adquirir imóveis e terrenos como forma de fazer seu dinheiro render. No entanto, quem faz isso pode não conhecer como funciona o investimento em fundos imobiliários. Investir
-
Conheça os melhores fundos imobiliários do último ano
Os fundos imobiliários, também conhecidos como FII, são investimentos indiretos em imóveis ou em papéis imobiliários que são alocados no mercado através do gestor de fundo. Atualmente, esse tipo de investimento vem sendo um dos mais vantajosos no Brasil, muito
-
Por que investir em um fundo de criptomoedas?
Se você é alguém que entende de investimento ou é um investidor iniciante, com certeza já ouviu falar das criptomoedas. Uma simples pesquisa no Google revela vários relatos de quem aproveitou essa tendência logo no início e teve ganhos astronômicos. Porém,